Plano de Ação

«Recomeça…se puderes, sem angústia e sem pressa e os passos que deres, nesse caminho duro do futuro, dá-os em liberdade, enquanto não alcances não descanses, de nenhum fruto queiras só metade.»

Miguel Torga, Diário XIII

O Plano de Ação define um programa integrado de revitalização demográfica, económica e social para o território, através de 4 eixos estratégicos, 6 programas temáticos e 20 operações.

Eixo 1


Fortalecer a capacidade do território para enfrentar desafios estruturais como incêndios florestais, alterações climáticas e despovoamento, desenvolvendo resiliência territorial através da gestão integrada dos recursos naturais e promoção de práticas sustentáveis.

Resiliência

Eixo 2


Promover a coesão territorial através do desenvolvimento de novos modelos de prestação de serviços de proximidade, respostas em rede para envelhecimento ativo e políticas públicas inovadoras de atração e retenção populacional.

Coesão

Eixo 3


Aumentar a competitividade do tecido empresarial local através do apoio ao empreendedorismo, criação de novos negócios de valor acrescentado, fomento da aprendizagem ao longo da vida e promoção de talento.

Competitividade

Eixo 4


Promover a valorização sustentável das aldeias e recursos naturais, culturais e criativos, aumentando a atratividade do território para viver, estudar, investigar, empreender, investir e visitar.

Atratividade

Conheça aqui o PLANO DE AÇÃO

Distribuição do Investimento

Estado das operações

mais de 100
CANDIDATURAS
SUBMETIDAS

  • A força da IIBT está na sua atuação integrada em múltiplas dimensões e na capacidade de envolver diferentes atores. Cada operação permite concretizar iniciativas com objetivos claros, mobilizando, entre outros, municípios, empreendedores, empreendedores sociais, empresários e IPSS.

    As candidaturas foram submetidas aos diferentes avisos lançados pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Centro 2030 e abrangem a criação de emprego nas entidades da economia social, promovendo respostas sociais inovadoras e sustentáveis; o reforço da competitividade, através da criação e dinamização de espaços de acolhimento empresarial e de coworking que potenciem o empreendedorismo de base local; o estímulo ao microempreendedorismo e à criação do próprio emprego.

    As candidaturas em apreço inserem-se no âmbito das seguintes operações: Operação 6 – Novas respostas para envelhecer na comunidade; Operação 7 – Nova geração de espaços de acolhimento empresarial; e Operação 8 – Rede de espaços de apoio ao empreendedorismo e inovação.

9
OPERAÇÕES NO TERRENO

  • As operações aprovadas e em execução respeitam a diferentes áreas temáticas:

    Demografia: Operação 1 – Rede de dinamização do emprego e empreendedorismo no Pinhal. Esta operação visa a capacitação de entidades territoriais de suporte à dinamização do emprego e do empreendedorismo. É copromovida por todos os elementos do consórcio.

    Empreendedorismo Social: Operação 6 – Novas respostas para envelhecer na comunidade. Esta operação pretende promover a inovação social na geração de novas respostas dirigidas ao bem-estar da comunidade. Acresce ainda o desenvolvimento e teste de novas respostas de apoio à população idosa ancoradas na proximidade, TIC e 5G e a atração de talento para a economia social, transformando e melhorando as respostas sociais.

    Apoio empresarial e inovação: Operações 7 e 8 – Nova geração de espaços de acolhimento empresarial e Rede de espaços de apoio ao empreendedorismo e inovação. Estas operações têm como objetivos reforçar e melhorar as condições de acolhimento de empresas; transformar o ecossistema empresarial de modo aumentar as oportunidades e qualidade do emprego; reforçar e melhorar os espaços de apoio ao empreendedorismo e cowork e potenciar o surgimento de empresas e novos negócios.

    Competitividade: Operação 10 – Agência para a competitividade, inovação e internacionalização do Pinhal Interior com o objetivo de promover uma abordagem transformadora do ecossistema empresarial, que gere um incremento significativo dos índices de investimento interno e externo, com repercussão no crescimento do volume de negócios e do valor acrescentado das atividades económicas.

    Operação 11 – Incubação e aceleração. Programa transformador de Incubação e Aceleração de negócios que envolverá processos de descoberta empreendedora, laboratórios de empreendedorismo e inovação, hacktahons, que permitam garantir o crescimento sustentado dos negócios incubados.

    Capital Natural: Operação 17 – Provisão e Remuneração dos Serviços de Ecossistemas no Pinhal Interior. A operação visa a monetização dos serviços do ecossistema, permitindo a valorização económica e ambiental destes serviços e captação de investimento no setor.

    Empreendedorismo e emprego: Operação 18 – Empreendedorismo em meio rural. Procura estimular o microempreendedorismo e a criação do próprio emprego, revitalizando e valorizando o espaço rural e as suas comunidades.  

    Marketing e dinamização territorial: Operação 20 – Estratégia de marketing e dinamização territorial. Esta operação desempenha um papel central na atuação da Intervenção Integrada De Base Territorial (IIBT) do Pinhal Interior, mediante a qual será criada a sua estrutura técnica, garantindo a articulação e participação entre os diferentes intervenientes nas 20 operações aprovadas.

mais de 20M€
INVESTIMENTO
APROVADO

  • O investimento aprovado no âmbito das diferentes operações totaliza mais de 20M €.


CAPÍTULOS DE REFERÊNCIA

Estes capítulos identificam áreas temáticas estruturantes para a intervenção no território, passíveis de serem desenvolvidas através de investimento e parcerias complementares, em alinhamento com as prioridades estratégicas comunitárias e com potencial para contribuir para a resolução dos principais desafios do País.